Wonderland – lançado em 21 de outubro – personifica o 9.º álbum de estúdio da cantora canadiana veterana Sarah McLachlan, dedicado às músicas tradicionais que ajudam a compor o ambiente de "paz e de alegria" próprios da quadra natalícia.
O trabalho discográfico mistura covers de diversas melodias sagradas e profanas de Natal, mas a sua musicalidade atinge maior fruição ou exuberância na interpretação dos cânticos espirituais multisseculares.
Na essência, Wonderland catalisa diversos "arranjos" rítmicos, harmoniosos, instrumental e voz, a solo ou com a participação de outros artistas, plasmando a reinterpretação idiossincrática de cantos populares, etnográficos ou de feição litúrgica.
Revisita a oratória barroca através de Angels We Have Heard on High, inspirado na cantata original Gloria In Excelsis Deo, composta por Johann Seabastian Bach – em celebração simultânea do Natal de 1745, e da Paz de Dresden –, bem como o pendor do classicismo ou romantismo musicais repercutidos por hinos de doxologia tais como, O Come All Ye Faithful, Away in a Manger e O Holy Night.
Em termos dos cânticos de expressão cultural-étnica destaca-se o tom reconfortante da versão do espiritual negro (Gospel) Go Tell It On The Mountain.
Wonderland demonstra a vocação clássica e feição lírica de Sarah McLachlan. Sincretiza a fusão melodiosa de hinos tradicionais de Natal com ritmos Pop e Soft-Rock, sonoridades dinamizadas pela artista talentosa e multifacetada que, além da canto mais mexido ou calmo, toca piano, guitarra, viola, harpa, dobro, ukelele e banjo.
O álbum oferece equilíbrio e balanço que proporcionam boa atmosfera natalícia, através do seu som delicado, caloroso e aconchegante.
CA
Comentários