Um pequeno post para partilhar breves sinopses em jeito de comentário sobre as séries de TV que considero mais interessantes na atualidade.
Game of Thrones
Ficção e literatura rodadas em imaginário medieval, com cenografias – filmadas e gravadas na Irlanda – bem ao estilo de O Senhor dos Anéis. Várias linhagens de famílias nobres lutam pela supremacia e domínio do Iron Throne.
Entre cavaleiros, bastardos, dragões, undeads, ligas e irmandades, cenas de "gesta" e "trovas" encenadas ao jeito de "cinema de autor", destaque para a personagem Tyrion Lannister, o anão interpretado brilhantemente por Peter Dinklage, realçando a sua feição jocosa e arguta no seio de um elenco de luxo que serve um banquete de civilizações de roupagens medievais com alusões a romanismos, goticismos, islamismos, misticismos célticos e bárbaros.
Ficção e literatura rodadas em imaginário medieval, com cenografias – filmadas e gravadas na Irlanda – bem ao estilo de O Senhor dos Anéis. Várias linhagens de famílias nobres lutam pela supremacia e domínio do Iron Throne.
Entre cavaleiros, bastardos, dragões, undeads, ligas e irmandades, cenas de "gesta" e "trovas" encenadas ao jeito de "cinema de autor", destaque para a personagem Tyrion Lannister, o anão interpretado brilhantemente por Peter Dinklage, realçando a sua feição jocosa e arguta no seio de um elenco de luxo que serve um banquete de civilizações de roupagens medievais com alusões a romanismos, goticismos, islamismos, misticismos célticos e bárbaros.
The Borgias
Série de rigor histórico e romanceada na dose certa. Faz jus ao seu sub-título: The True Crime Family, retratando as venturas e desventuras da família dos Bórgia, no seio das intrigas políticas e palacianas da Itália renascentista, habilmente disputadas por Cesare Bórgia (1475-1527) inspirador do opúsculo de Nicolau Maquiavel (1469-1527) intitulado O Príncipe, acompanhado pela sua irmã Lucrécia Bórgia (1480-1519) estereótipo de "femme fatale" ou Vénus renascentista – com quem terá mantido uma relação incestuosa –, ambos escudados no pontificado faustoso do seu pai Rodrigo de Borja/Papa Alexandre VI (1430-1503) interpretado pelo renomado actor e produtor da série Jeremy Irons.
Drama, crime e História, The Borgias oferece luxúria, venalidade, simonia e nepotismo, isto é, toda a "virtu" e perfídia que a família Bórgia construiu à sua volta para deter a hegemonia dos Estados Pontifícios e do Colégio de Cardeais do conclave, bem como o controlo das rédeas sobre a alta aristocracia italiana a par de alguns Estados e Repúblicas italianas, com destaque para os atritos com os Sforza em geral e Catarina Sforza (1463-1509) em particular, mais as controvérsias com a coroa francesa personificada nos reis Carlos I e Luís XII face às disputas resultantes das pretensões de ambos sobre o reino de Nápoles.
The Borgias demonstra o consumar da "realpolitik" que lhes permitiu viver na opulência própria de um Imperador ou da antiga Cúria Romana. Entre os crimes de sangue, seja por por via do famoso veneno Bórgia – cantarella – ou por vendeta pura, destaque para a personagem historicamente verídica Micheloto, um condottieri/mercenário e verdadeiro "Assassin Creed" ao serviço dos Bórgias.
The Borgias demonstra o consumar da "realpolitik" que lhes permitiu viver na opulência própria de um Imperador ou da antiga Cúria Romana. Entre os crimes de sangue, seja por por via do famoso veneno Bórgia – cantarella – ou por vendeta pura, destaque para a personagem historicamente verídica Micheloto, um condottieri/mercenário e verdadeiro "Assassin Creed" ao serviço dos Bórgias.
Hell on Wheels
Apresenta Cullen Bohannon um ex-combatente e oficial sulista que fica a soldo de uma das companhia de caminhos de ferro transcontinental que exploram a concessão da construção das linhas entre a costa leste e oeste dos EUA, sendo o herói de serviço em Western cronologicamente balizado no pós Guerra Civil (1861-1865).
Retrata todo o ambiente histórico-social de composição dos EUA, com a afirmação dos vencedores na sua nova capital, Washington DC, bem como a conquista e expansão para o far west, a revolução industrial e sobretudo os antagonismos inerentes ao clima de violência e hostilidades resultantes do exacerbar do fervor religioso puritano de origens protestantes a par dos preconceitos raciais intrínsecos à situação abolocionista, indígena e ameríndia.
Retrata todo o ambiente histórico-social de composição dos EUA, com a afirmação dos vencedores na sua nova capital, Washington DC, bem como a conquista e expansão para o far west, a revolução industrial e sobretudo os antagonismos inerentes ao clima de violência e hostilidades resultantes do exacerbar do fervor religioso puritano de origens protestantes a par dos preconceitos raciais intrínsecos à situação abolocionista, indígena e ameríndia.
Revolution
Suspense, acção e mistério, partindo do pressuposto real de que vivemos num mundo dominado e dependente da energia eléctrica.
Em dado momento, de forma misteriosa e inexplicável deu-se um "apagão" global, obliterando todas as utilizações, aplicações e plataformas dependentes da eletricidade, enquanto tecnologia em rede, recalcando a civilização para uma época sombria caracterizada e encenada no misto de "Dark Age" com "Civil War" Americana, evidenciando-se o atomizar e fragmentação dos poderes políticos e militares através da constituição e afirmação de pequenos caldilhos, tiranos, comunas-cidades ou repúblicas, imperando o struggle for life e a lei do mais forte ou dos mais aptos a sobreviverem.
A série é produzida e desenvolvida por J. J. Abrams, recuperando muitas das rotinas cénicas e do enredo de LOST, destacando-se os flashbacks das personagens concernentes às suas vidas antes do "apagão".
Em dado momento, de forma misteriosa e inexplicável deu-se um "apagão" global, obliterando todas as utilizações, aplicações e plataformas dependentes da eletricidade, enquanto tecnologia em rede, recalcando a civilização para uma época sombria caracterizada e encenada no misto de "Dark Age" com "Civil War" Americana, evidenciando-se o atomizar e fragmentação dos poderes políticos e militares através da constituição e afirmação de pequenos caldilhos, tiranos, comunas-cidades ou repúblicas, imperando o struggle for life e a lei do mais forte ou dos mais aptos a sobreviverem.
A série é produzida e desenvolvida por J. J. Abrams, recuperando muitas das rotinas cénicas e do enredo de LOST, destacando-se os flashbacks das personagens concernentes às suas vidas antes do "apagão".
Falling Skies
Um produtor conhecido Steven Spielberg, por detrás de um tema por demais retratado. Invasão alienígena com resistência, sobrevivência e reconquista pelos humanos. Vive de efeitos especiais bastante evoluídos para uma série de TV, e consegue ser convincente.
CA
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