The Last Hero representa o 5.º álbum de estúdio – lançado em 7 de outubro – na discografia de Alter Bridge, banda Hard Rock norte americana originária da cidade de Orlando no Estado da Florida, dinamizadora das sonoridades e das tendências do Metal Alternativo pós Grunge.
O álbum personifica o universo e musicalidade "noir", bem como demonstra consolidar e majorar o estilo de som reproduzido em Fortress e Blackbird, trabalhos de estúdio anteriores. Tem a pretensão induzir a introspeção existencial – algo melancólica – sobre os antagonismos, desafios e problemáticas sociais mais polutas ou nubladas da atualidade a par da reflexão pessoal acerca de traços de personalidade e comportamentais mais cinzentos.
Com efeito, as mais recentes "guitarradas" e "música da pesada" compostas e interpretadas por Alter Bridge catalisam a ontologia forte de incitamento à coragem e ao heroísmo perante os contextos de incerteza e anomia gerados pela ausência de personalidades confiáveis, referências motivadoras e exemplos de vida a seguir nas lideranças (políticas, militares, económicas, sócioculturais) mundiais, temática bem patente no prelúdio Show Me A Leader.
No conjunto de originais que formam a polifonia do álbum musical The Last Hero afigura-se como um apelo à consciência sobre as ambivalências, tempos conturbados, desigualdades, assimetrias, corrupção e decadência, isto é, o "fim das utopias" que caracterizam a pós-modernidade. Nesse sentido, a materialização dos video clip recorre à imagética/simbolismo da banda desenhada e novelas gráficas de estética "noir" fundidos na plasticidade visual do Grunge.
The Last Hero atinge-nos com a sua sonoridade bombástica. A balística dos seus acordes representa metáforas ao heroísmo: tenacidade, bravura, determinação e ousadia necessários à busca urgente de novos horizontes vivenciais, sustentáveis, felizes e de maior coesão social. Mais. O teor altruísta e apologia à unidade exibidos nas letras das músicas têm recebido elogios e ampla receção pela crítica.
A música My Champion – a 4.ª no alinhamento – capta a essência do álbum, ao dar voz ao ensejo «To show you that your destiny is not defined by what you've failed to see... hope these words are enough for you to be strong my friend» a par dos pensamentos do refrão «Sometimes you fall before you rise... you gotta keep fighting and get back up again.».
The Last Hero marca a afirmação e sinergia entre as diferentes fases de identidade do quarteto de Orlando, que conglomeram a valorização dos seus legado e futuro musicais, fazendo jus ao nome Alter Bridge.
CA
Comentários