Avançar para o conteúdo principal

ASSASSIN'S CREED – Michael Fassbender


[Spoiler Alert] Assasin's Creed – estreia desde 5 de janeiro, em Portugal – representa o franchise de adaptação cinematográfica do famoso videojogo homónimo dinamizado pela Ubisoft, exibindo diferenças mais ou menos substanciais. Aposta no gabarito do elenco liderado pelo triunvirato Michael Fassbender, Marion Cotillard e Jeremy Irons, bem como oferece ação e aventura fantasiosas ou de ficção-científica que especulam sobre intrigas enquadradas na História Medieval e Renascentista. 

Na essência, Assassin's Creed retrata a viagem genética no tempo, de forma digital e interativa, do meliante e homicida Cal Lynch, às memórias e vivências do seu antepassado "assassino" Aguilar – interpretados por Michael Fassbender , há 500 anos atrás, contextualizadas na Andaluzia Baixo-Medieval da Reconquista cristã e dos primórdios da expansão ultramarina castelhana católica para o "novo mundo". 
Cal Lynch é apresentado como um condenado à pena de morte, resgatado enquanto "pessoa de interesse" pela Fundação Abstergo Industries, consórcio empresarial de fins utópicos, dedicado à pesquisa e à investigação de métodos ou tecnologias pacifistas de última geração, sediado na capital espanhola Madrid, que descobriu uma forma de aceder a memórias genéticas através da neurociência futurista do projeto Animus.

Assassin's Creed efabula. Na verdade, Abstergo é a organização de fachada dos Templários que sobreviveram até aos dias de hoje e operam nas sombras, conotados às intenções maçónicas da criação de uma nova "ordem" mundial pacifista, devota e submissa à sua causa, motivadora da guerra clandestina, silenciosa e multissecular com a "Irmandade do Credo" na disputa pelo controlo da Maçã do Éden, enquanto relíquia, artefacto holográfico ancestral que contém as sementes de verdade sobre as origens e natureza humana, cobiçado pelos Templários com o fito de subjugar a vontade do mundo e protegido pelos assassinos no intuito anárquico de preservação da liberdade de escolha individual.
Na tal viagem genética no tempo, os membros de Assassin's Creed combatem as intenções prepotentes dos Templários – recorde-se que em termos históricos essa Ordem Militar e de Cavalaria dos monges soldados, fundada após a 1.ª Cruzada, em 1096, extinguiu-se no pontificado do Papa Clemente, em 1312 – que, de forma ficcional, surgem empoderados pelo reinado dos Reis católicos Isabel de Castela e Fernando II de Aragão, a par da atividade da Santa Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício espanhol e da animosidade suscitada pela conquista do Reino Mouro de Granada que marcou o fim da Reconquista cristã na Península Ibérica, bem como a unificação e fundação de Espanha como país de fronteiras definidas. 

Com efeito, a viagem no tempo e especulação anacrónica de Assassin's Creed situa-se no ano emblemático de 1492 pautado pelo obscurantismo do fervor cristão em relação à expulsão dos mouros da Península Ibérica, mas também pelo futuro auspicioso da era dos Descobrimentos, simbolizada na viagem de Cristovão Colombo na busca da rota marítima das Índias Ocidentais, sendo que a intriga retrata Colombo como benfeitor da Irmandade do Credo, depositário e protetor da Maçã do Éden guardada com os seus restos mortais no sepulcro da Catedral de Sevilha. 
Assassin's Creed oferece sobretudo algumas boas cenas de ação, com muito parkour, saltos de telhado para telhado, saltos de fé vertiginosos. Nesse contexto, visita diversas perspetivas aéreas das paisagens históricas, turísticas e monumentos das cidades Andaluzas de Almería – o principal local de filmagens , Cádiz, Sevilha e Granada, destacando-se a exuberância do Alhambra, Palácio-Fortaleza árabe, a par da Catedral de Sevilha (Santa Maria da Sede) – a 3.ª maior do mundo e a sua Giralda, campanário com cerca de 105 m de altura. 


A longa-metragem conglomera-se com o videojogo, destina-se sobretudo à fruição dos fãs da realidade virtual. 
Quanto à envolvência e espetacularidade, Assassin's Creed demonstra que Michael Fassbender é um dos atores mais dinâmicos da atualidade, mas para quem se interessa apenas em ver o filme pelo filme, certamente terá alguma dificuldade em deixar-se cativar ou convencer pelo enredo, poderão inclusive achá-lo tedioso, por faltar balanço e equilíbrio entre o fio condutor da trama e as diversas cenas de ação que surgem algo desgarradas e amontoadas. 

CA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JACK REACHER: NEVER GO BACK – Tom Cruise

Jack Reacher: Never Go Back – estreia a 20 de outubro, em Portugal – integra o franchise cinematográfico da adaptação para filme dos romances e shorts policiais homónimos, escritos pelo autor britânico Lee Child . P rotagonizado pelo ator célebre Tom Cruise, conglomera nomes notáveis de Hollywood , em termos de filmagem e produção, concretamente o trabalho do experiente realizador Edward Zwick, associado a diversas longas-metragem reconhecidas pelo grande público, tais como Tempo de Glória (1989); Shakespeare in Love (1998); Traffic (2000); The Last Samurai (2003); Blood Diamond (2006); e Defiance / Resistentes (2008); a par da dinâmica e criatividade reconhecidas ao roteirista, produtor e realizador Christopher McQuarrie, vinculado a projetos mais recentes: Valkyrie (2008); Edge of Tomorrow (2014); Mission Impossible 5: Rogue Nation (2015); e inclusive o primeiro filme de Jack Reacher , de 2012, adaptação da narrativa policial One Shot , publicad a em 2005. Nev

TABOO – Tom Hardy

Taboo – estreia em televisão, desde 7 de janeiro – representa o drama de época de estilo gótico sobre a luta de James Keziah Delaney contra os interesses da Coroa Inglesa – sob a regência e posteriormente reinado de Jorge IV – retratada enquanto império comercial ultramarino prepotente, através da atividade da Companhia Inglesa das Índias Orientais, no início do séc. XIX.  A mini-série é protagonizado pelo ator Tom Hardy, mais conhecido por interpretar o malfeitor Bane, no filme da trilogia Batman, The Dark Knight Rises (2012) . P roduzida e transmitida pela BBC, no Reino Unido, e difundida pela FOX, nos EUA , c onta com o realizador Ridley Scott entre os produtores executivos. Taboo oferece dilemas morais de personalidades controversas enquadradas no ambiente histórico sombrio que equipara a East India Company a uma multinacional oportunista, tentacular e sanguinária, a qu al subjuga e exerce domínio comercial e militar mundiais, através de amplas redes de espionag

ALMOST 40 - Reflexão

Ser quase quarentão é assim mesmo, meio na ternura, meio na dureza! O proto quadragenário vive oxímoro. A sua realidade é tanto melíflua quanto frívola, o equilíbrio perfeito entre olhos e barriga! Aparentemente blasé , o quarentão to be experimenta, sensualiza e entrega-se de corpo e alma às antinomias da paixão, desde a platónica à vanilla e hardcore .  No seu etos e apetites noir , busca temperos certos, frui momentos picantes, alinha tanto nas tapas como nos beijos, mas sabe que nem tudo é banquete, alguns sabores não valem mordiscar, são indigestos!  No seu arco de personagem, o vetero trintão escolhe ritmos, vibrações, evita tédio, aprimora o fade in e fade out . Desinibido, deprecia quer a aparência, quer a essência. Vívido, nem quantifica, nem qualifica, procura e acrescenta valor! Intimista, declina a labilidade dos grupos, amizades e colegas, enfoca a autodeterminação a par da cumplicidade interpessoal. Descomplexado, degusta o swirl de mixed emotions oferecido pelas viv