Avançar para o conteúdo principal

LETHAL WEAPON – Fox


Lethal Weapon, estreia em televisão, desde 21 de setembro, personifica a adaptação para série produzida e transmitida pelo canal norte-americano Fox , na forma de spin-off e em jeito de remake, da quadrilogia cinematográfica homónima Arma Mortífera –, concernente aos célebres filmes policiais de ação sobre a dupla de detetives emblemática Murtaugh e Riggs, protagonizada pelos atores famosos Danny Glover e Mel Gibson, entre meados dos anos 80 e 90.

Enquadra a tendência de adaptação e reencenação no pequeno ecrã de longas metragem ou séries de TV antigas de sucesso, desígnio nem sempre bem sucedido conforme demonstram os flops de Knight Rider, Minority Report, Van Helsing e MacGyver, entre outros.
A série Lethal Weapon funde o script original do cinema com o update inofensivo e conservador para a atualidade, mantém os factos e os traços de personalidade "old school" da dupla de detetives, mas acrescenta-lhe o ambiente e cenografia CSI.

Roger Murtaugh – interpretado pelo ator Damon Wayans – é um detetive veterano da Divisão de Homicídios da Polícia de Los Angeles (LAPD) que recebe o novo parceiro Martin Riggs – representado pelo ator Clayne Crawford –, personalidade estranha, proveniente da Divisão de Narcóticos da Polícia do Texas, com passado militar (Navy SEALs) nas forças especiais do exército dos EUA, que procura recomeçar a sua vida mudando-se para a cidade de L.A., depois da morte trágica da sua mulher e filho num acidente de carro.
Murtaugh e Riggs formam uma dupla policial bastante disfuncional, com estilos de vida completamente opostos, fazendo jus ao espírito e mote dos filmes, agora recriados pela série: «Good Cop. Crazy Good Cop.». 
Murtaugh é um detetive maduro, estabelecido na vida, com problemas cardíacos, que procura diminuir o stress do seu dia-a-dia e desfrutar da calma do seu ambiente familiar, enquanto Riggs é um detetive novato, dotado de temperamento volátil, com tendências algo suicidas e sem raízes, em função da catástrofe familiar que o vitimou. 
De alguma forma tornam-se verdadeiros "compinchas", a autêntica Arma Mortífera na luta contra o crime, ao demonstrar tanto valentia quanto loucura. Mais. Essa é a dinâmica da série sustentada no contraste proporcionado pelo recato de Murtaugh e pela neurose ou comportamento lunático de Riggs, aliás, o ator Clayne Crawford consegue transmitir o magnetismo da personagem, inclusive o seu temperamento e expressão sulistas, na medida em que Riggs é originário do Alabama. Claro está que não rivaliza com a versão de Mel Gibson, mas esse também não é o seu propósito. 
Em termos do enredo, a série oferece características de prequela, visto que revela e encena a morte chocante da mulher e do filho de Riggs. Na versão cinematográfica limitava-se ao subentendido.

Drama, crime, ação e aventura, a série Lethal Weapon oferece diálogos rápidos, eficientes e espirituosos a par de sarcasmo ou humor destrutivo, bem como cenas de ação intensas e divertidas, indutores da atmosfera mexida dotada de balanço e atitude, aspetos replicados na banda sonora que recorre aos êxitos e à "batida" Pop do momento. Mais. Para os fãs da pop culture importa destacar que o elenco base conta com o figurino e o appeal da atriz Jordana Brewster conhecida do universo Fast Furious.


Lethal Weapon suscita opiniões críticas divergentes quanto ao seu efeito e qualidade, divididas entre os mais puristas e incomodados pela recriação dos filmes e os menos cépticos que preferem conceder o benefício da dúvida. Não obstante, a série alcança bons scores de audiência e metacrítica, representando entretenimento televisivo banal, mas que não cai nada mal.

CA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVATAR 3D – James Cameron

  AVATAR não é apenas mais um filme. É o filme! Em todos os pormenores e domínios é completo e quase perfeito. Claro que me refiro à versão 3D. Comecemos por esse ponto. Durante todo o filme conseguimos sentir e ver a profundidade de toda a cenografia, em todos os takes , frames , tudo está concebido ao mais ínfimo detalhe para impressionar os sentidos. Igualmente impressionante são os traços ambientais que parecem transportar-nos para dentro do próprio cenário, sejam as paisagens ou a envolvência da geologia – montanhas flutuantes – fauna e flora do planeta PANDORA ou todas as cenas de combate e acção que se desenrolam. Para os mais sensíveis a profundidade dos cenários com altos declives e altitude chega mesmo a fazer vertigens. Simplesmente fantástico! Referência ainda para os soberbos hologramas, menus e interfaces electrónicos dos computadores da era de exploração espacial em que o filme se desenrola, o que de facto confirma a predilecção e gosto que a ficção científica e...

GERAÇÕES Y E Z – Reflexão

Image by Top 10 website Millennials e Zappers , as gerações do pensamento em mosaico e, supostamente, multitarefa, eufemismo que caracteriza o etos – forma de ser ou estar – próprio de quem deixa tudo pela metade, a começar pelos relacionamentos. A Geração do Milénio (Y) e os seus descendentes, a Geração Zapping (Z), demarcam-se da monotonia dos compromissos para viverem a crédito das aparências, sobretudo face a competências académicas, profissionais e socio-afetivas supostamente inatas ou adquiridas, que, de facto, não dominam.   No limbo digital web em que a Generation Me insufla egos, globaliza narcisismo bacoco, imersa na qualidade erógena de cliques, likes , emojis , efeito viral e K-idols , nem tudo consubstancia defeitos, destacam-se algumas virtudes. Aparentemente ecorresponsáveis e ativistas interculturais, estas gerações exibem solidariedade, nomeadamente se esse altruísmo fomentar a voracidade pela partilha de selfies . Fetichistas dos emoticons , regressam à...

ENTRE SÉRIES DE TV E "OUTRAS COISAS..." – 2013

Um pequeno post para partilhar breve s sinopses em jeito de comentário sobre as séries de TV que considero mais interessantes na atualidade . Game of Thrones Ficção e literatura rodadas em imaginário medieval , com cenografias – film adas e gravadas na Irlanda – bem ao estilo de O Senhor dos Anéis . Várias linhagens de famílias nobres lutam pela supremacia e domínio do Iron Throne .  Entre cavaleiros, bastardos, dragões, undeads , ligas e irmandades, cenas de "gesta" e "trovas" encenadas ao jeito de "cinema de autor", destaque para a personagem Tyrion Lannister , o anão interpretado brilhantemente por Peter Dinklage , realçando a sua feição jocosa e arguta no seio de um elenco de luxo que serve um banquete de civilizações de roupagens medievais com alusões a romanismos, goticismos, islamismos, misticismos célticos e bárbaros. The Borgias Série de rigor histórico e romanceada na dose certa. Faz ju s ao seu sub-título: The ...