Lethal Weapon, estreia em televisão, desde 21 de setembro, personifica a adaptação para série – produzida e transmitida pelo canal norte-americano Fox –, na forma de spin-off e em jeito de remake, da quadrilogia cinematográfica homónima – Arma Mortífera –, concernente aos célebres filmes policiais de ação sobre a dupla de detetives emblemática Murtaugh e Riggs, protagonizada pelos atores famosos Danny Glover e Mel Gibson, entre meados dos anos 80 e 90.
Enquadra a tendência de adaptação e reencenação no pequeno ecrã de longas metragem ou séries de TV antigas de sucesso, desígnio nem sempre bem sucedido conforme demonstram os flops de Knight Rider, Minority Report, Van Helsing e MacGyver, entre outros.
A série Lethal Weapon funde o script original do cinema com o update inofensivo e conservador para a atualidade, mantém os factos e os traços de personalidade "old school" da dupla de detetives, mas acrescenta-lhe o ambiente e cenografia CSI.
Roger Murtaugh – interpretado pelo ator Damon Wayans – é um detetive veterano da Divisão de Homicídios da Polícia de Los Angeles (LAPD) que recebe o novo parceiro Martin Riggs – representado pelo ator Clayne Crawford –, personalidade estranha, proveniente da Divisão de Narcóticos da Polícia do Texas, com passado militar (Navy SEALs) nas forças especiais do exército dos EUA, que procura recomeçar a sua vida mudando-se para a cidade de L.A., depois da morte trágica da sua mulher e filho num acidente de carro.
Murtaugh e Riggs formam uma dupla policial bastante disfuncional, com estilos de vida completamente opostos, fazendo jus ao espírito e mote dos filmes, agora recriados pela série: «Good Cop. Crazy Good Cop.».
Murtaugh é um detetive maduro, estabelecido na vida, com problemas cardíacos, que procura diminuir o stress do seu dia-a-dia e desfrutar da calma do seu ambiente familiar, enquanto Riggs é um detetive novato, dotado de temperamento volátil, com tendências algo suicidas e sem raízes, em função da catástrofe familiar que o vitimou.
De alguma forma tornam-se verdadeiros "compinchas", a autêntica Arma Mortífera na luta contra o crime, ao demonstrar tanto valentia quanto loucura. Mais. Essa é a dinâmica da série sustentada no contraste proporcionado pelo recato de Murtaugh e pela neurose ou comportamento lunático de Riggs, aliás, o ator Clayne Crawford consegue transmitir o magnetismo da personagem, inclusive o seu temperamento e expressão sulistas, na medida em que Riggs é originário do Alabama. Claro está que não rivaliza com a versão de Mel Gibson, mas esse também não é o seu propósito.
Em termos do enredo, a série oferece características de prequela, visto que revela e encena a morte chocante da mulher e do filho de Riggs. Na versão cinematográfica limitava-se ao subentendido.
Lethal Weapon suscita opiniões críticas divergentes quanto ao seu efeito e qualidade, divididas entre os mais puristas e incomodados pela recriação dos filmes e os menos cépticos que preferem conceder o benefício da dúvida. Não obstante, a série alcança bons scores de audiência e metacrítica, representando entretenimento televisivo banal, mas que não cai nada mal.
CA
Comentários