Avançar para o conteúdo principal

LETHAL WEAPON – Fox


Lethal Weapon, estreia em televisão, desde 21 de setembro, personifica a adaptação para série produzida e transmitida pelo canal norte-americano Fox , na forma de spin-off e em jeito de remake, da quadrilogia cinematográfica homónima Arma Mortífera –, concernente aos célebres filmes policiais de ação sobre a dupla de detetives emblemática Murtaugh e Riggs, protagonizada pelos atores famosos Danny Glover e Mel Gibson, entre meados dos anos 80 e 90.

Enquadra a tendência de adaptação e reencenação no pequeno ecrã de longas metragem ou séries de TV antigas de sucesso, desígnio nem sempre bem sucedido conforme demonstram os flops de Knight Rider, Minority Report, Van Helsing e MacGyver, entre outros.
A série Lethal Weapon funde o script original do cinema com o update inofensivo e conservador para a atualidade, mantém os factos e os traços de personalidade "old school" da dupla de detetives, mas acrescenta-lhe o ambiente e cenografia CSI.

Roger Murtaugh – interpretado pelo ator Damon Wayans – é um detetive veterano da Divisão de Homicídios da Polícia de Los Angeles (LAPD) que recebe o novo parceiro Martin Riggs – representado pelo ator Clayne Crawford –, personalidade estranha, proveniente da Divisão de Narcóticos da Polícia do Texas, com passado militar (Navy SEALs) nas forças especiais do exército dos EUA, que procura recomeçar a sua vida mudando-se para a cidade de L.A., depois da morte trágica da sua mulher e filho num acidente de carro.
Murtaugh e Riggs formam uma dupla policial bastante disfuncional, com estilos de vida completamente opostos, fazendo jus ao espírito e mote dos filmes, agora recriados pela série: «Good Cop. Crazy Good Cop.». 
Murtaugh é um detetive maduro, estabelecido na vida, com problemas cardíacos, que procura diminuir o stress do seu dia-a-dia e desfrutar da calma do seu ambiente familiar, enquanto Riggs é um detetive novato, dotado de temperamento volátil, com tendências algo suicidas e sem raízes, em função da catástrofe familiar que o vitimou. 
De alguma forma tornam-se verdadeiros "compinchas", a autêntica Arma Mortífera na luta contra o crime, ao demonstrar tanto valentia quanto loucura. Mais. Essa é a dinâmica da série sustentada no contraste proporcionado pelo recato de Murtaugh e pela neurose ou comportamento lunático de Riggs, aliás, o ator Clayne Crawford consegue transmitir o magnetismo da personagem, inclusive o seu temperamento e expressão sulistas, na medida em que Riggs é originário do Alabama. Claro está que não rivaliza com a versão de Mel Gibson, mas esse também não é o seu propósito. 
Em termos do enredo, a série oferece características de prequela, visto que revela e encena a morte chocante da mulher e do filho de Riggs. Na versão cinematográfica limitava-se ao subentendido.

Drama, crime, ação e aventura, a série Lethal Weapon oferece diálogos rápidos, eficientes e espirituosos a par de sarcasmo ou humor destrutivo, bem como cenas de ação intensas e divertidas, indutores da atmosfera mexida dotada de balanço e atitude, aspetos replicados na banda sonora que recorre aos êxitos e à "batida" Pop do momento. Mais. Para os fãs da pop culture importa destacar que o elenco base conta com o figurino e o appeal da atriz Jordana Brewster conhecida do universo Fast Furious.


Lethal Weapon suscita opiniões críticas divergentes quanto ao seu efeito e qualidade, divididas entre os mais puristas e incomodados pela recriação dos filmes e os menos cépticos que preferem conceder o benefício da dúvida. Não obstante, a série alcança bons scores de audiência e metacrítica, representando entretenimento televisivo banal, mas que não cai nada mal.

CA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JACK REACHER: NEVER GO BACK – Tom Cruise

Jack Reacher: Never Go Back – estreia a 20 de outubro, em Portugal – integra o franchise cinematográfico da adaptação para filme dos romances e shorts policiais homónimos, escritos pelo autor britânico Lee Child . P rotagonizado pelo ator célebre Tom Cruise, conglomera nomes notáveis de Hollywood , em termos de filmagem e produção, concretamente o trabalho do experiente realizador Edward Zwick, associado a diversas longas-metragem reconhecidas pelo grande público, tais como Tempo de Glória (1989); Shakespeare in Love (1998); Traffic (2000); The Last Samurai (2003); Blood Diamond (2006); e Defiance / Resistentes (2008); a par da dinâmica e criatividade reconhecidas ao roteirista, produtor e realizador Christopher McQuarrie, vinculado a projetos mais recentes: Valkyrie (2008); Edge of Tomorrow (2014); Mission Impossible 5: Rogue Nation (2015); e inclusive o primeiro filme de Jack Reacher , de 2012, adaptação da narrativa policial One Shot , publicad a em 2005. Nev

TABOO – Tom Hardy

Taboo – estreia em televisão, desde 7 de janeiro – representa o drama de época de estilo gótico sobre a luta de James Keziah Delaney contra os interesses da Coroa Inglesa – sob a regência e posteriormente reinado de Jorge IV – retratada enquanto império comercial ultramarino prepotente, através da atividade da Companhia Inglesa das Índias Orientais, no início do séc. XIX.  A mini-série é protagonizado pelo ator Tom Hardy, mais conhecido por interpretar o malfeitor Bane, no filme da trilogia Batman, The Dark Knight Rises (2012) . P roduzida e transmitida pela BBC, no Reino Unido, e difundida pela FOX, nos EUA , c onta com o realizador Ridley Scott entre os produtores executivos. Taboo oferece dilemas morais de personalidades controversas enquadradas no ambiente histórico sombrio que equipara a East India Company a uma multinacional oportunista, tentacular e sanguinária, a qu al subjuga e exerce domínio comercial e militar mundiais, através de amplas redes de espionag

ALMOST 40 - Reflexão

Ser quase quarentão é assim mesmo, meio na ternura, meio na dureza! O proto quadragenário vive oxímoro. A sua realidade é tanto melíflua quanto frívola, o equilíbrio perfeito entre olhos e barriga! Aparentemente blasé , o quarentão to be experimenta, sensualiza e entrega-se de corpo e alma às antinomias da paixão, desde a platónica à vanilla e hardcore .  No seu etos e apetites noir , busca temperos certos, frui momentos picantes, alinha tanto nas tapas como nos beijos, mas sabe que nem tudo é banquete, alguns sabores não valem mordiscar, são indigestos!  No seu arco de personagem, o vetero trintão escolhe ritmos, vibrações, evita tédio, aprimora o fade in e fade out . Desinibido, deprecia quer a aparência, quer a essência. Vívido, nem quantifica, nem qualifica, procura e acrescenta valor! Intimista, declina a labilidade dos grupos, amizades e colegas, enfoca a autodeterminação a par da cumplicidade interpessoal. Descomplexado, degusta o swirl de mixed emotions oferecido pelas viv