Avançar para o conteúdo principal

THE MARTIAN – O Legado de Ridley Scott


No filme The Martian, o realizador Ridley Scott prova uma vez mais, a predileção e métrica especial para desenvolver cinema de ficção científica dentro da temática ligada ao espaço sideral. Cognominado de "criador de universos", consegue reproduzir com grande acuidade e profusão sensorial, a atmosfera e ambiente inóspito do planeta Marte a par da civilização material ou tecnológica projetada e construída pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) – num futuro não muito distante –, no sentido de realizar expedições ao planeta vermelho, de modo a avaliar e determinar as potencialidades e formas de colonização, destacando-se no plano ficcional, as físicas e o décor dos módulos da nave de transporte Hermes.

Nessa perspetiva, o cineasta majora a aptidão no âmbito das tramas de sobrevivência extraterrestre. Desta feita, não temos aliens como em ALIEN: o 8.º Passageiro (1979) ou na sua prequela Prometheus (2012), mas imergimos no drama pessoal vivido pelo astronauta Mark Watney – interpretado pelo ator Matt Damon –, especialista em botânica. Após uma violenta tempestade marciana, que forçou os astronautas expedicionários a abandonar o planeta de emergência, M. Watney, por acaso infeliz, acaba separado do seu grupo de companheiros exploradores, fica para trás, inanimado e ferido, após ser atingido por uma peça de equipamento logístico, presumindo-se a sua morte. 
Nesse pressuposto e pano de fundo do enredo, Ridley Scott demonstra novamente mestria na apresentação de um dos temores humanos primordiais, a claustrofobia, mascarada na forma de suspense e ficção científica.

Com efeito, Mark Watney não foge de predadores extraterrestres, mas à semelhança de filmes anteriores rubricados por este realizador, o protagonista tende a ficar sozinho e isolado, neste caso, confinado em Marte, preocupado em manter o oxigénio, a água, a alimentação, bem como arranjar forma de conseguir voltar a comunicar com a Terra e, sobretudo, preservar a motivação e estado anímico lúcido, enfim, sobreviver na esperança de aguentar até à próxima expedição da NASA, ou aguardar por uma missão de resgate, algo familiar para o ator Matt Damon, dado que mutatis mutandis já o fez em O Resgate do Soldado Ryan (1998).

No elenco, Jessica Chastain, atriz principal em Zero Dark Thirty; Sean Bean, o Boromir de O Senhor dos Anéis; Chiwetel Ejiafor, ator principal em 12 Anos Escravo; mais a bela e lívia Kate Mara, entre outros... conferem qualidade assegurada.
CA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JACK REACHER: NEVER GO BACK – Tom Cruise

Jack Reacher: Never Go Back – estreia a 20 de outubro, em Portugal – integra o franchise cinematográfico da adaptação para filme dos romances e shorts policiais homónimos, escritos pelo autor britânico Lee Child . P rotagonizado pelo ator célebre Tom Cruise, conglomera nomes notáveis de Hollywood , em termos de filmagem e produção, concretamente o trabalho do experiente realizador Edward Zwick, associado a diversas longas-metragem reconhecidas pelo grande público, tais como Tempo de Glória (1989); Shakespeare in Love (1998); Traffic (2000); The Last Samurai (2003); Blood Diamond (2006); e Defiance / Resistentes (2008); a par da dinâmica e criatividade reconhecidas ao roteirista, produtor e realizador Christopher McQuarrie, vinculado a projetos mais recentes: Valkyrie (2008); Edge of Tomorrow (2014); Mission Impossible 5: Rogue Nation (2015); e inclusive o primeiro filme de Jack Reacher , de 2012, adaptação da narrativa policial One Shot , publicad a em 2005. Nev

TABOO – Tom Hardy

Taboo – estreia em televisão, desde 7 de janeiro – representa o drama de época de estilo gótico sobre a luta de James Keziah Delaney contra os interesses da Coroa Inglesa – sob a regência e posteriormente reinado de Jorge IV – retratada enquanto império comercial ultramarino prepotente, através da atividade da Companhia Inglesa das Índias Orientais, no início do séc. XIX.  A mini-série é protagonizado pelo ator Tom Hardy, mais conhecido por interpretar o malfeitor Bane, no filme da trilogia Batman, The Dark Knight Rises (2012) . P roduzida e transmitida pela BBC, no Reino Unido, e difundida pela FOX, nos EUA , c onta com o realizador Ridley Scott entre os produtores executivos. Taboo oferece dilemas morais de personalidades controversas enquadradas no ambiente histórico sombrio que equipara a East India Company a uma multinacional oportunista, tentacular e sanguinária, a qu al subjuga e exerce domínio comercial e militar mundiais, através de amplas redes de espionag

ALMOST 40 - Reflexão

Ser quase quarentão é assim mesmo, meio na ternura, meio na dureza! O proto quadragenário vive oxímoro. A sua realidade é tanto melíflua quanto frívola, o equilíbrio perfeito entre olhos e barriga! Aparentemente blasé , o quarentão to be experimenta, sensualiza e entrega-se de corpo e alma às antinomias da paixão, desde a platónica à vanilla e hardcore .  No seu etos e apetites noir , busca temperos certos, frui momentos picantes, alinha tanto nas tapas como nos beijos, mas sabe que nem tudo é banquete, alguns sabores não valem mordiscar, são indigestos!  No seu arco de personagem, o vetero trintão escolhe ritmos, vibrações, evita tédio, aprimora o fade in e fade out . Desinibido, deprecia quer a aparência, quer a essência. Vívido, nem quantifica, nem qualifica, procura e acrescenta valor! Intimista, declina a labilidade dos grupos, amizades e colegas, enfoca a autodeterminação a par da cumplicidade interpessoal. Descomplexado, degusta o swirl de mixed emotions oferecido pelas viv