No filme The Martian, o realizador Ridley Scott prova uma vez mais, a predileção e métrica especial para desenvolver cinema de ficção científica dentro da temática ligada ao espaço sideral. Cognominado de "criador de universos", consegue reproduzir com grande acuidade e profusão sensorial, a atmosfera e ambiente inóspito do planeta Marte a par da civilização material ou tecnológica projetada e construída pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) – num futuro não muito distante –, no sentido de realizar expedições ao planeta vermelho, de modo a avaliar e determinar as potencialidades e formas de colonização, destacando-se no plano ficcional, as físicas e o décor dos módulos da nave de transporte Hermes.
Nessa perspetiva, o cineasta majora a aptidão no âmbito das tramas de sobrevivência extraterrestre. Desta feita, não temos aliens como em ALIEN: o 8.º Passageiro (1979) ou na sua prequela Prometheus (2012), mas imergimos no drama pessoal vivido pelo astronauta Mark Watney – interpretado pelo ator Matt Damon –, especialista em botânica. Após uma violenta tempestade marciana, que forçou os astronautas expedicionários a abandonar o planeta de emergência, M. Watney, por acaso infeliz, acaba separado do seu grupo de companheiros exploradores, fica para trás, inanimado e ferido, após ser atingido por uma peça de equipamento logístico, presumindo-se a sua morte.
Nesse pressuposto e pano de fundo do enredo, Ridley Scott demonstra novamente mestria na apresentação de um dos temores humanos primordiais, a claustrofobia, mascarada na forma de suspense e ficção científica.
Com efeito, Mark Watney não foge de predadores extraterrestres, mas à semelhança de filmes anteriores rubricados por este realizador, o protagonista tende a ficar sozinho e isolado, neste caso, confinado em Marte, preocupado em manter o oxigénio, a água, a alimentação, bem como arranjar forma de conseguir voltar a comunicar com a Terra e, sobretudo, preservar a motivação e estado anímico lúcido, enfim, sobreviver na esperança de aguentar até à próxima expedição da NASA, ou aguardar por uma missão de resgate, algo familiar para o ator Matt Damon, dado que mutatis mutandis já o fez em O Resgate do Soldado Ryan (1998).
No elenco, Jessica Chastain, atriz principal em Zero Dark Thirty; Sean Bean, o Boromir de O Senhor dos Anéis; Chiwetel Ejiafor, ator principal em 12 Anos Escravo; mais a bela e lívia Kate Mara, entre outros... conferem qualidade assegurada.
CA
Comentários