Avançar para o conteúdo principal

EURO 2012 – (Crónica)

 
O Euro 2012 pôs o "Polvo" a falar francês. Era o que mais faltava. A Itália fratelli não poderia nunca deixar passar em claro essa apropriação indevida.
Com efeito, esta Itália não perdeu o "Pirlo" e pumba, está na final. O desfecho e decisão deste Europeu será sempre insólito. Voltará o "Polvo" à pátria?! Ou vai ser comido pelos hermanos da paella?!
Entre cousas pátrias e mais dentada menos dentada não podia faltar um português. De facto já começava a faltar um pouco de "Proença" a toda esta disputa.
A filosofia pode aclarar ainda mais toda esta confusão. Vejamos o silogismo. O "Polvo" vaticinou Visigodos (Espanha) e Teutões (Alemanha) na final. Só acertou em metade do vaticínio. Mesmo antes do jogo acontecer auguro que seria bonito o seguinte desfecho: A Itália ganha ficando a Espanha apenas com a "Platini". Aliás, antes mesmo da meia final entre squadristi e merkels um certo Custódio da guarda alertava que o "Polvo" ia perder um dos tentáculos para a final.
Pena é que Portugal tenha perdido a oportunidade de conquistar um dos Euros mais folclóricos de todos, tão folclórico que o próprio King teve um badagaio!
Folclórico apenas. Florido nem tanto. Os Tulipas foram logo "quinados" e a Rosa como de costume perdeu o "Pirlo" nos penáltis deixando os Diamanti para os P.I.G.S. De florido só poderia ter havido mesmo Coentrão. Com resgate ou menos resgate não há esterlinos nem marcos na final.
Portugal podia ter feito ainda melhor. Numa história futebolística que já se fez de magriços, violinos e ouro, o problema nesta competição não foi jogar de "saltilho" mas sim tirar mal as quinas à baliza. Sim, isto do futebol faz reinar a superstição mas bater na madeira não é solução.
Verdade seja dita, no meio de tanta profanação um Paulo que também é Bento e um Ronaldo Cristiano poderiam ter aquilatado o santo título de campeão para coroar armas, varões, esferas, quinas e castelos. O saldo final é que os quinos apenas disputaram uma meia final enquanto os cunhos desfrutaram de uma semi-final. 
Pode ser que em terras de Cabral a esfera armilar seja nossa. Essa é a questão nuclear. A decisão está na linha e se há evidência cabalmente demonstrada neste Euro é que há mesmo uma linha que separa os campeões dos outros, facto que me deixa sempre algo confuso quando afinal ouço comentadores e analistas retorquindo que o que importa são os golos.
Final ou não, é apenas um jogo de futebol. Depois de amanhã os astros vão continuar a brilhar!
Certo certo é que a UEFA, enquanto institucional e magistática do futebol europeu está menos imparcial e isenta e já conheceu melhores dias. A ver vamos quando as cabeças começarem a rolar em vez da bola.
CA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JACK REACHER: NEVER GO BACK – Tom Cruise

Jack Reacher: Never Go Back – estreia a 20 de outubro, em Portugal – integra o franchise cinematográfico da adaptação para filme dos romances e shorts policiais homónimos, escritos pelo autor britânico Lee Child . P rotagonizado pelo ator célebre Tom Cruise, conglomera nomes notáveis de Hollywood , em termos de filmagem e produção, concretamente o trabalho do experiente realizador Edward Zwick, associado a diversas longas-metragem reconhecidas pelo grande público, tais como Tempo de Glória (1989); Shakespeare in Love (1998); Traffic (2000); The Last Samurai (2003); Blood Diamond (2006); e Defiance / Resistentes (2008); a par da dinâmica e criatividade reconhecidas ao roteirista, produtor e realizador Christopher McQuarrie, vinculado a projetos mais recentes: Valkyrie (2008); Edge of Tomorrow (2014); Mission Impossible 5: Rogue Nation (2015); e inclusive o primeiro filme de Jack Reacher , de 2012, adaptação da narrativa policial One Shot , publicad a em 2005. Nev

TABOO – Tom Hardy

Taboo – estreia em televisão, desde 7 de janeiro – representa o drama de época de estilo gótico sobre a luta de James Keziah Delaney contra os interesses da Coroa Inglesa – sob a regência e posteriormente reinado de Jorge IV – retratada enquanto império comercial ultramarino prepotente, através da atividade da Companhia Inglesa das Índias Orientais, no início do séc. XIX.  A mini-série é protagonizado pelo ator Tom Hardy, mais conhecido por interpretar o malfeitor Bane, no filme da trilogia Batman, The Dark Knight Rises (2012) . P roduzida e transmitida pela BBC, no Reino Unido, e difundida pela FOX, nos EUA , c onta com o realizador Ridley Scott entre os produtores executivos. Taboo oferece dilemas morais de personalidades controversas enquadradas no ambiente histórico sombrio que equipara a East India Company a uma multinacional oportunista, tentacular e sanguinária, a qu al subjuga e exerce domínio comercial e militar mundiais, através de amplas redes de espionag

ALMOST 40 - Reflexão

Ser quase quarentão é assim mesmo, meio na ternura, meio na dureza! O proto quadragenário vive oxímoro. A sua realidade é tanto melíflua quanto frívola, o equilíbrio perfeito entre olhos e barriga! Aparentemente blasé , o quarentão to be experimenta, sensualiza e entrega-se de corpo e alma às antinomias da paixão, desde a platónica à vanilla e hardcore .  No seu etos e apetites noir , busca temperos certos, frui momentos picantes, alinha tanto nas tapas como nos beijos, mas sabe que nem tudo é banquete, alguns sabores não valem mordiscar, são indigestos!  No seu arco de personagem, o vetero trintão escolhe ritmos, vibrações, evita tédio, aprimora o fade in e fade out . Desinibido, deprecia quer a aparência, quer a essência. Vívido, nem quantifica, nem qualifica, procura e acrescenta valor! Intimista, declina a labilidade dos grupos, amizades e colegas, enfoca a autodeterminação a par da cumplicidade interpessoal. Descomplexado, degusta o swirl de mixed emotions oferecido pelas viv