O cinema "futurista" regressou ao centro das atenções em 2013, em filmes como Oblivion, Star Trek Into Darkness, After Earth, Elysium e Ender's Game. Em comum exibem algumas características: integração no género de ficção cientifica, grafismos e efeitos especiais de grande acuidade visual e intrigas de magnitude cósmica ou planetária. A evidência e o destaque destinam-se sobretudo a Oblivion, Star Trek e Elysium.
After Earth é o menos cotado sendo coprotagonizado por Will Smith e Jaden Smith que literalmente retratam uma experiência de sobrevivência darwiniana entre pai e filho.
AFTER EARTH
After Earth é o menos cotado sendo coprotagonizado por Will Smith e Jaden Smith que literalmente retratam uma experiência de sobrevivência darwiniana entre pai e filho.
Despenhados acidentalmente na Terra, após um milénio de abandono forçado dos seres humanos, enfrentam um ambiente que evoluiu de forma hostil à espécie humana, numa aventura de estilo juvenil que tem algumas pretensões filosóficas em volta do pensamento central do filme: Danger is real, fear is a choice.
STAR TREK
Star Trek Into Darkness é a continuação de um histórico e clássico da cinematografia de ficção cientifica. Realizado por J. J. Abrams tem o mérito de compaginar o recuperar de créditos e imagens de marca da saga com a renovação do estilo pautado por uma abordagem mais pós-moderna e atualizada.
Com efeito esta última aventura da Starfleet encabeçada pelas icónicas personagens de Kirk, Spock e Bones – onde os eventos principais ocorrem na versão futurista das cidades de Londres e S. Francisco – é um remake do filme de 1982, Star Trek: The Wrath of Khan.
Pela genuinidade merece destaque a banda sonora e o trabalho do actor Karl Urban no papel de Bones.
Com efeito esta última aventura da Starfleet encabeçada pelas icónicas personagens de Kirk, Spock e Bones – onde os eventos principais ocorrem na versão futurista das cidades de Londres e S. Francisco – é um remake do filme de 1982, Star Trek: The Wrath of Khan.
Pela genuinidade merece destaque a banda sonora e o trabalho do actor Karl Urban no papel de Bones.
ENDER'S GAME
Ender's Game baseia-se no livro homónimo e descreve num estilo juvenil a luta intergaláctica pela sobrevivência da humanidade face a um invasor e inimigo extraterrestre. Trata-se de um filme que é acima de tudo uma experiência visual embora no seu elenco figurem actores como Harrison Ford e Ben Kingsley.
OBLIVION
Oblivion protagonizado por Tom Cruise – de regresso à boa forma – descreve um universo pós-apocalíptico em que a humanidade renegada trava um conflito contra uma inteligência artificial invasora que, comandando drones de combate e humanos clonados, procura exaurir a Terra de todos os seus recursos remanescentes.
É sobretudo um filme de entretenimento de grande profusão sensorial. Esse aliciamento sensitivo manifesta-se sobretudo na fusão perfeita entre imagens virtuais, paisagens naturais e cenários ou réplicas (isto é, veículos, objectos, artefactos) construídos a preceito, bem como na banda sonora que ao estilo de Tron Legacy – do mesmo realizador: Joseph Kosinski – é inspiradora e galvânica.
O filme conta ainda no elenco com a acreditação do actor Morgan Freeman e duas bond girls Olga Kurylenko e Andrea Riseborough.
O filme conta ainda no elenco com a acreditação do actor Morgan Freeman e duas bond girls Olga Kurylenko e Andrea Riseborough.
ELYSIUM
Apesar de na metacrítica exibir scores inferiores a Oblivion e Star Trek Into Darkness, Elysium é o filme futurista por excelência.
Retrata a realidade humana em 2154, apresentando um universo bipolar. De um lado está a Terra, super-povoado, esgotada e moribunda. No plano diametralmente oposto está o Elysium, estação espacial em forma de halo sob a órbita do planeta que fazendo jus à referência mitológica da antiguidade – campos elísios nas crenças egípcias e helénicas – é um lugar paradisíaco.
Com efeito, trata-se de um habitat luxuoso onde os mais abastados vivem sem doenças ou envelhecimento, dispondo de todos os recursos e bots para atender a qualquer serviço, lazer e necessidades, malogrado serem fornecidos por uma ávida exploração do trabalho humano por parte dos grandes consórcios industriais terrestres que detém negócios chorudos com a estação espacial.
Neill Blomkamp – que integrou as equipas que produziram as séries televisivas de ficção cientifica de grande sucessso Stargate SG-1 e Smallville – é o realizador, demonstrando aproveitar as rotinas de elenco e cenografias do seu filme anterior District 9.
No plano do argumento comprova uma certa predilecção para o tema do conflito e distopia social, bem como uma tendência multiculturalista vincada desde logo, nos idiomas falados e no elenco que inclui alguns actores latinos: Alice Braga – sobrinha da renomada actriz Sónia Braga –, Diego Luna, e Wagner Moura conhecido dos filmes Tropa de Elite.
Como protagonistas Matt Damon e Jodie Foster dispensam apresentações. A predilecção evidenciada denota-se ainda no gosto por filmar em
ambientes urbanos degradados e de expressão cultural latina conhecidos
por favela. Por último, no plano da cenografia há a destacar algumas influências do video-jogo Mass Effect sobretudo no aspecto da estação espacial.
CA
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