Avançar para o conteúdo principal

A VIDA ENTRE NOTAS DE RODAPÉ – (Introspecção)

No culminar e epilogo do cursus honorum de mais uma etapa do percurso académico eivam no meu espírito e temperamento emoções contraditórias. Sobressaem e perpassam as pessimistas. Sim. Incompreensão e desamparo. O que me "safa" é que o corpo humano é 70% de água e eu, bom nadador, tenho conseguido manter-me à tona. Nunca perdi o sentido de orientação mas começo a não ter "estômago" para aturar certas situações.

Tomei consciência que não vale a pena transpirar por determinadas causas, objectivos e metas, sobretudo se forem propostas por outrem. Sei qual é o meu valor, assim como sei reconhecer o valor dos outros. A valorização ou desvalorização que façam de mim nada diz sobre as minhas capacidades, competências e empenhamento e de forma alguma serve para alimentar ou melindrar o meu ego, acariciar o goto ou roer o fígado. De resto, quem me valoriza ou desvaloriza por mais próximo, solícito e cooperante que seja, nada conhece, é um estranho absoluto ante o meu esforço, entrega e superação. Nada conhecem sobre a minha felicidade ou infelicidade, realização ou frustração. Nunca me viram chorar lágrimas de sangue! Para eles não passo de mais um apêndice ou anexo.

Em caso de dúvida é favor consultar o índice remissivo. Mas esses são como as pessoas, nada sabem, nada dizem, só remetem para ali ou para acolá, empurram para A, B ou C...

Começo a odiar a madame ficha de leitura que faz troça de mim: "escreve meu jovem monge copista!" Vivo num cárcere metodológico. Vejo-me num campo de trabalhos forçados. Aconselham-me a ir mais a fundo, a ser mais complexo quando o que eu desejo é ser simples. Tudo o que é verdadeiramente complexo é simples, não complica, simplifica.
Abomino o autoritarismo paternalista e maternal que pululam de forma transversal no ensino. Sou maior de idade, sei quais são as minhas ambições e conquistas.
Impossível de aturar é a liturgia em que o ensino recai. São quase 20 anos a levar missa! Mas não perco a calma. Se de uma só vez Martinho Lutero conseguiu escrever 95 teses, eu que só tenho de escrever uma devo de a conseguir!
Há quem tenha a vida mais facilitada, pelo pouco que fazem ou até mesmo nada, estão predestinados, beneficiam de marketing e clientelismo Calvinista. Entre teses luteranas e predestinados calvinistas, se é para protestar prefiro ser Henricamente Anglicano!

Vivo no mundo da nota de rodapé. Mais. A minha vida tem passado em rodapé. Aliás, quando informo os meus amigos do que faço sou confrontado com a pergunta: "Mas que porcaria – com M – é essa?" E pronto, fico logo a saber que o que eu faço é porcaria – com M – mas pelo menos é porcaria com notas de rodapé!
O meu trabalho dia após dia é chocar o meu ovo de Colombo. Embora todos estejamos convencidos de que Colombo fala a verdade é necessário que Colombo faça a viagem para comprovar que o seu ovo não sai galado! De Lisboa a Calecut distam 3 anos de distância para que aqui o Vasco possa provar a sua Gama e prestar provas em Bolonha.
Sinto-me obeso intelectual, a necessitar de emagrecer a erudição praticando o exercício da diversão! Loucos anos 20, sempre à procura de evasão!

Todo este enui e katarsys evapora pelo afago carinhoso da bela loira manequim que do alto dos seus stiletos serve-me café e alivia o tilintar da minha carteira pedindo-me moedas para me dar nota. Qual será a minha nota? O que é certo é que nos notámos um ao outro. Com mão e suave tato diversas vezes debruçou-se no meu ombro. Tão suave sensibilidade e percepção arrepiou-me. O arrepio tornou-se em flash erótico. É possível ficar apaixonada por um momento como este? De regresso a casa pedonando até ao carro a brisa ofega iodo e o espírito suspira pelo respirar de um novo encontro!

CA


Comentários

Mensagens populares deste blogue

THE BREAKER – Little Big Town

Little Big Town , sinónimo de pura melodia, acústica exuberante e harmonia entusiasta, características musicais simples – difíceis de criar ou alcançar – correspondentes ao estilo de som despretensioso, quase de cariz artesanal, pautado pelo equilíbrio e polivalência rítmica, atributos que transformam o cantar em autêntico carrossel existencial, animado pela dinâmica intrínseca à lucidez dos acordes, ao movimento e reciprocidade transmitidos nas vozes, pel o pulsar vitalista da percussão a par da vibração anímica do contrabaixo, pela prosa espontânea e nostálgica sugerida no tom das guitarras. As interpretações rubricadas por Little Big Town (LBT) sublimam a vida, imprimem motivações ao quotidiano, glorificam as perceções afetivas, aprimoram a inteligência emocional, divertem ou aconchegam os sentidos, apelam à genuinidade das amizades e, sobretudo, à candura dos relacionamentos amorosos, valências antropológicas na forma de canções que sustentam a asser

TABOO – Tom Hardy

Taboo – estreia em televisão, desde 7 de janeiro – representa o drama de época de estilo gótico sobre a luta de James Keziah Delaney contra os interesses da Coroa Inglesa – sob a regência e posteriormente reinado de Jorge IV – retratada enquanto império comercial ultramarino prepotente, através da atividade da Companhia Inglesa das Índias Orientais, no início do séc. XIX.  A mini-série é protagonizado pelo ator Tom Hardy, mais conhecido por interpretar o malfeitor Bane, no filme da trilogia Batman, The Dark Knight Rises (2012) . P roduzida e transmitida pela BBC, no Reino Unido, e difundida pela FOX, nos EUA , c onta com o realizador Ridley Scott entre os produtores executivos. Taboo oferece dilemas morais de personalidades controversas enquadradas no ambiente histórico sombrio que equipara a East India Company a uma multinacional oportunista, tentacular e sanguinária, a qu al subjuga e exerce domínio comercial e militar mundiais, através de amplas redes de espionag

ALMOST 40 - Reflexão

Ser quase quarentão é assim mesmo, meio na ternura, meio na dureza! O proto quadragenário vive oxímoro. A sua realidade é tanto melíflua quanto frívola, o equilíbrio perfeito entre olhos e barriga! Aparentemente blasé , o quarentão to be experimenta, sensualiza e entrega-se de corpo e alma às antinomias da paixão, desde a platónica à vanilla e hardcore .  No seu etos e apetites noir , busca temperos certos, frui momentos picantes, alinha tanto nas tapas como nos beijos, mas sabe que nem tudo é banquete, alguns sabores não valem mordiscar, são indigestos!  No seu arco de personagem, o vetero trintão escolhe ritmos, vibrações, evita tédio, aprimora o fade in e fade out . Desinibido, deprecia quer a aparência, quer a essência. Vívido, nem quantifica, nem qualifica, procura e acrescenta valor! Intimista, declina a labilidade dos grupos, amizades e colegas, enfoca a autodeterminação a par da cumplicidade interpessoal. Descomplexado, degusta o swirl de mixed emotions oferecido pelas viv