Avançar para o conteúdo principal

ARE YOU GONNA GO MY WAY? – (Pasticho)

Entro no carro com a sensação de que se fecha a porta da Arca de Noé... Não é que me considere uma "besta" ou animal, mas os vermes também se salvaram! Enfrento o dilúvio... "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades..." Acho que as pessoas... perdão... os cidadãos pensam que a demarcação e marcação ortogonal no pavimento das estradas são como enfeites de Natal... estão lá para decorar... Código de estrada? O que é isso? Em Portugal só há um código: "ala que se faz tarde e siga pa frente..." É a evolução a acontecer à frente dos nossos olhos... Tiraram os burros da frente das carroças e puseram-nos atrás dos volantes!

Palmilho com schlaps e schlops o caminho até à Faculdade e todos parecem olhar para mim interrogando-se: "Mas porque é que aquele fulano não usa guarda-chuva?" Gosto da chuva e de andar à chuva, posso? No dado momento em que eu estava à espera que irrompesse o arco-íris uma menina gótica com ombros de "neve" – bem à mostra e que fariam a delicia de qualquer alpinista – écharpe púrpura e umbrella à Mary Poppins ofereceu-se para me abrigar... Eu lá fui todo convencido da bondade da samaritana! O certo é que não trocou nem mais uma palavra comigo... Quis retribuir o gesto e convidei-a para um breve café ou uma bebida quente... Ela aceitou mas permaneceu calada e eu mudo fiquei! Aliás tinha mais para olhar do que para falar... Há que descansar e usar os sentidos certos nas ocasiões certas... Mariana. Um nome sacro para quem tem pretensões a ser um lírio preto do mais alto quilate profano!

Como se não bastasse terem metido a mão no meu adorado clube – FC Porto – vem "o sportinguista" gabar-se e fazer conversa da goleada... ao que eu retorqui: "O S.C. Portugal para além de vender bilhetes para ir à bola também é uma companhia de teatro e o "xistra" foi o Moliére de serviço, deu as 3s pancadas que fecharam o pano à equipa amadora do Porto!" (...) De resto eu nem me tinha manifestado para falar no assunto (...) Não compreendo pessoas e clubes que justificam vitórias, ainda para mais tratando-se de uma goleada! Acrescentei: "No último verão vi-te na praia.", "Ai sim... e não disseste nada?", "Não, mas tinhas Juve-leo escrito na parte da frente do calção e Directivo 21 na parte detrás" E lá se foi o leãozinho... Uma nota que não posso deixar de fazer. O Locutor e comentador da estação televisiva que transmitiu o jogo podiam limpar o rabo ao microfone de tanta porcaria que disseram!

Mas que raio!... Lá vem o cenobítico e a comadre agnósticos interpelar-me... "Bom dia, blá, blá, blá"... E não é que os agnósticos tem mais de cremesse e ecumenismo que os próprios cristãos... "Toca a queimar as Bíblias"... Onde é que eu já vi isso? Decoraram o manifesto e o programa do PcP? Nem eu que sou cristão tenho tanto fervor, devoção, e fé à causa... Mas de onde é que eles saem?... De algum mosteiro/convento?... Qualquer dia andam porta-a-porta a vender manuais e sebentas com excertos de E. Kant, que aliás devia de estar a dar voltas na sepultura de tanta e tamanha deturpação... Ide, Ide e pregai ao mundo meus prosélicos agnósticos... Para agnóstico Kant não tinha nome, dado que Emanuel significa Deus connosco!

Logo quando eu me tinha livrado de tal enfado e me encaminhava para a biblioteca, espanca-se à minha frente o charlatão/garanhão lá do sítio sempre a falar em "comer" e "papar" etc... E não é que para além de bom figurino é inteligente... A prová-lo está o facto da pergunta perspicaz que me lançou: "Então... por aqui?" Bem sei que o moço só tem olhos para as gajas, mas onde raio é que ele queria que eu estivesse? Noutra dimensão talvez... Lá respondi: "pois é... saudinha...".

De seguida sem perder mais tempo tirei o azimute e tracei as coordenadas de modo a não ser interpelado por mais ninguém na minha jornada para a biblioteca... "Bom dia... Já há algum tempo que não aparecia...!" exclamou uma das bibliotecárias que se encontrava agaichada a arrumar livros exibindo inadvertidamente as suas generosas volúpias e pelvis de tez cândida... tudo à vista desarmada... apenas segurado por um fio... dental "Pois é, mas quando apareço tenho sempre o prazer de a ver... precisa de ajuda?" Mas que frase mais estúpida a minha... Enfim.

Lá fui eu todo inspirado disposto a fazer ciência... Abri o laptop, socorri-me da literatura necessária e toca a dar giz na ciência... porra tantas tarefas!... mas ok, vamos passo a passo... Ao fim de 20 passos estou exausto... Percorri apenas cerca de 500m e já não me aguento! Deixo por breves instantes as veredas da ciência e vou tratar de arranjar doping... "Um café curto se faz favor que isto hoje produzir, tá difícil..." E lá fui eu com os níveis de insolina e adrenalina mais robustos, disposto a destronar o próprio A. Einstein... Mas tais intenções caíram logo por terra...

"Posso estudar à tua beira?", "Sim, claro... então é só exames agora não?", " E se eu tiver alguma dúvida posso perguntar-te e dás-me umas dicas?", "Sim, claro"... Mergulhei o nariz no meu laptop... Ela tira a gabardine... e... mas porque raio é que ela vem de mini-saia, saltos altos e um generosíssimo decote com o temporal e frio destes? Lá foi a minha ciência pelo cano abaixo... É hora de almoçar... "Vamos almoçar juntos...?", "Sim, sim, claro..." E eu sem guarda-chuva... "Dá-me o braço que eu abrigo-te." disse ela... De repente era como se as gotas que do céu brotavam cheirassem a Channel! Toca a almoçar que se faz tarde... Mas porque é que ela tinha de se sentar à minha frente durante o almoço?" Coro até às orelhas quando ela com ar maroto me diz: "Acho que estás a comer tudo menos o que tens no prato!"... Está certo. Ganhou. Apanhou-me a alimentar a vista... Lá tive de retorquir: "Só acho que devias usar um guardanapo não vá a sopa sujar/manchar essas... a roupa..." e ela desfaz-se a rir... Ainda estávamos no conduto e eu já a pensar na fruta... my bad!

Partimos para mais uma tarde de ciência... Consegui evitar alguns confrades porque ela estava comigo... e para o horário a seguir ao almoço até que fiquei surpreendido por ter conseguido dar mais de 40 passos nas veredas da ciência... Ainda bem que ela ficou ao meu lado e não à minha frente!

É hora de "fechar o tasco"... Lá vou eu em direcção à Arca de Noé... Pelo caminho encontro um velho ancião que afirma ter espírito jovem mas que na verdade saiu do filme Costa do Castelo... De resto até o Salazar deixou de ser Ditador e passou a ser Don Juan... Ao que parece tinha um outro lado... está na moda... deve ter sido para essa lado que ele caiu...

"Eu dou-te boleia no meu guarda-chuva e tua levas-me até casa.", "Sabes, agora, moro sozinha... Nada mal para uma menina de 28 anos, solteira e boa rapariga"... Como poderia eu recusar tal périplo? "Obrigada pela boleia... gostei muito deste dia... agora já sabes onde eu moro..." Mas porque é que as mulheres falam por meias-palavras e cheias de subterfúgios... Onde é que eu me perdi na conversa? Não interessa. Nada que não se resolva... Qualquer dia ofereço-me para lhe fazer o jantar... Não me posso é esquecer de levar guardanapos!

O dia acabou mal, evitei uma colisão frontal ou embate com um carro que circulava fora do eixo da sua faixa de rodagem, mas para isso mandei-me para cima do passeio, reflexos rápidos, se me tivesse batido, da maneira que vinha a abrir, certamente não estava aqui para relatar o meu dia... Saldo final, apenas dois pneus traçados. Nada mal, a perícia, os reflexo, a atenção e muita inspiração divina safaram-te meu caro... I guess I'll die another day...

De resto o mundo está como sempre esteve... com a excepção do Big Ben que virou uma autêntica calote polar!

CA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

THE BREAKER – Little Big Town

Little Big Town , sinónimo de pura melodia, acústica exuberante e harmonia entusiasta, características musicais simples – difíceis de criar ou alcançar – correspondentes ao estilo de som despretensioso, quase de cariz artesanal, pautado pelo equilíbrio e polivalência rítmica, atributos que transformam o cantar em autêntico carrossel existencial, animado pela dinâmica intrínseca à lucidez dos acordes, ao movimento e reciprocidade transmitidos nas vozes, pel o pulsar vitalista da percussão a par da vibração anímica do contrabaixo, pela prosa espontânea e nostálgica sugerida no tom das guitarras. As interpretações rubricadas por Little Big Town (LBT) sublimam a vida, imprimem motivações ao quotidiano, glorificam as perceções afetivas, aprimoram a inteligência emocional, divertem ou aconchegam os sentidos, apelam à genuinidade das amizades e, sobretudo, à candura dos relacionamentos amorosos, valências antropológicas na forma de canções que sustentam a asser

TABOO – Tom Hardy

Taboo – estreia em televisão, desde 7 de janeiro – representa o drama de época de estilo gótico sobre a luta de James Keziah Delaney contra os interesses da Coroa Inglesa – sob a regência e posteriormente reinado de Jorge IV – retratada enquanto império comercial ultramarino prepotente, através da atividade da Companhia Inglesa das Índias Orientais, no início do séc. XIX.  A mini-série é protagonizado pelo ator Tom Hardy, mais conhecido por interpretar o malfeitor Bane, no filme da trilogia Batman, The Dark Knight Rises (2012) . P roduzida e transmitida pela BBC, no Reino Unido, e difundida pela FOX, nos EUA , c onta com o realizador Ridley Scott entre os produtores executivos. Taboo oferece dilemas morais de personalidades controversas enquadradas no ambiente histórico sombrio que equipara a East India Company a uma multinacional oportunista, tentacular e sanguinária, a qu al subjuga e exerce domínio comercial e militar mundiais, através de amplas redes de espionag

ALMOST 40 - Reflexão

Ser quase quarentão é assim mesmo, meio na ternura, meio na dureza! O proto quadragenário vive oxímoro. A sua realidade é tanto melíflua quanto frívola, o equilíbrio perfeito entre olhos e barriga! Aparentemente blasé , o quarentão to be experimenta, sensualiza e entrega-se de corpo e alma às antinomias da paixão, desde a platónica à vanilla e hardcore .  No seu etos e apetites noir , busca temperos certos, frui momentos picantes, alinha tanto nas tapas como nos beijos, mas sabe que nem tudo é banquete, alguns sabores não valem mordiscar, são indigestos!  No seu arco de personagem, o vetero trintão escolhe ritmos, vibrações, evita tédio, aprimora o fade in e fade out . Desinibido, deprecia quer a aparência, quer a essência. Vívido, nem quantifica, nem qualifica, procura e acrescenta valor! Intimista, declina a labilidade dos grupos, amizades e colegas, enfoca a autodeterminação a par da cumplicidade interpessoal. Descomplexado, degusta o swirl de mixed emotions oferecido pelas viv