Avançar para o conteúdo principal

ALGURES NA EUROPA... – (Roteiro)


Diversos argumentos, motivações e vivências sustentam o meu absoluto fascínio por certos lugares. Mas de todos os cantos do mundo escolho como locais de eleição certos recantos da Europa.
A Europa é pela civilização, história e paisagem o continente mais belo e interessante.
No universo da Geologia é sabido que o Mediterrâneo e o Atlântico são o mar e o oceano que exercem mais influência na habitabilidade do planeta. Se o Mediterrâneo desaparecesse por evaporação, o planeta gelaria. Tal terá sucedido parcialmente na evolução geológica da Terra com resultados nefastos para a civilização que viveu uma era glaciar e de assoreamento na bacia mediterrânica que progressivamente se foi convertendo em deserto jurássico. Foi o degelo que se seguiu que permitiu ao Oceano Atlântico romper um estreito – Gibraltar – possibilitando o jorrar de novo do Mediterrâneo. Tal devolveu ao planeta a sua climatização. Mais. O continente europeu converteu-se no mais estável do ponto de vista geológico e climático. Desse modo, na orla do Mediterrâneo e do Atlântico a temperatura civilizacional atingiu o seu pico.

Mas deixemos as teses da Geologia e da História de parte e passemos às paixões e emoções que certos lugares da Europa me despertam:

– A minha cidade – Porto – pela gastronomia, pelo rio Douro, pelo património, pela paisagem ribeirinha, pelo afecto que tenho e desenvolvi pelos mais diversos lugares da cidade, pelas amizades, pela família. Em suma, por ser a minha cidade Natal!
– A Lombardia e Toscânia (Norte de Itália) pelo ambiente de prosperidade e cosmopolitismo, pelo explendor e lascívia do exarcado de Rimini na orla do Adriáctico, pela pasta, pelas mulheres esbeltas e elegantes! 
Andaluzia: pelo património e por transbordar de civilização. Esta região foi romanizada, islamizada e cristianizada. Mas a paixão e fascínio que me atrai são as noites sem fim próprias da tradição Árabe de adoração e culto da Lua e da própria noite. Mais. Pelo espírito flamengo das "chicas"!
– A Baviera Alemã e a cidade de Colónia: pelas escarpas do Danúbio e do Reno, pela paisagem ardósia, pelas catedrais, pela cerveja!
– A Riviera francesa e Côte D'Azour: pelos recortes sensuais do Mediterrâneo e Costa Angevina, pela paisagem alvi-celeste!
Londres como cidade brinquedo, onde todo o tipo de diversão é uma possibilidade!
A Hungria e Roménia como antonomásia do Leste Europeu. Pelas mulheres sua beleza e disponibilidade e pela rave!

Mas o creme de la creme, os meus dois locais de eleição, pelos quais nutro paixão pela sua elegância e recantos românticos são a cidade de Salzburgo (na imagem) com os seus tons de prata, e Viena de Áustria concha e pérola do Danúbio!
CA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

THE BREAKER – Little Big Town

Little Big Town , sinónimo de pura melodia, acústica exuberante e harmonia entusiasta, características musicais simples – difíceis de criar ou alcançar – correspondentes ao estilo de som despretensioso, quase de cariz artesanal, pautado pelo equilíbrio e polivalência rítmica, atributos que transformam o cantar em autêntico carrossel existencial, animado pela dinâmica intrínseca à lucidez dos acordes, ao movimento e reciprocidade transmitidos nas vozes, pel o pulsar vitalista da percussão a par da vibração anímica do contrabaixo, pela prosa espontânea e nostálgica sugerida no tom das guitarras. As interpretações rubricadas por Little Big Town (LBT) sublimam a vida, imprimem motivações ao quotidiano, glorificam as perceções afetivas, aprimoram a inteligência emocional, divertem ou aconchegam os sentidos, apelam à genuinidade das amizades e, sobretudo, à candura dos relacionamentos amorosos, valências antropológicas na forma de canções que sustentam a asser

TABOO – Tom Hardy

Taboo – estreia em televisão, desde 7 de janeiro – representa o drama de época de estilo gótico sobre a luta de James Keziah Delaney contra os interesses da Coroa Inglesa – sob a regência e posteriormente reinado de Jorge IV – retratada enquanto império comercial ultramarino prepotente, através da atividade da Companhia Inglesa das Índias Orientais, no início do séc. XIX.  A mini-série é protagonizado pelo ator Tom Hardy, mais conhecido por interpretar o malfeitor Bane, no filme da trilogia Batman, The Dark Knight Rises (2012) . P roduzida e transmitida pela BBC, no Reino Unido, e difundida pela FOX, nos EUA , c onta com o realizador Ridley Scott entre os produtores executivos. Taboo oferece dilemas morais de personalidades controversas enquadradas no ambiente histórico sombrio que equipara a East India Company a uma multinacional oportunista, tentacular e sanguinária, a qu al subjuga e exerce domínio comercial e militar mundiais, através de amplas redes de espionag

ALMOST 40 - Reflexão

Ser quase quarentão é assim mesmo, meio na ternura, meio na dureza! O proto quadragenário vive oxímoro. A sua realidade é tanto melíflua quanto frívola, o equilíbrio perfeito entre olhos e barriga! Aparentemente blasé , o quarentão to be experimenta, sensualiza e entrega-se de corpo e alma às antinomias da paixão, desde a platónica à vanilla e hardcore .  No seu etos e apetites noir , busca temperos certos, frui momentos picantes, alinha tanto nas tapas como nos beijos, mas sabe que nem tudo é banquete, alguns sabores não valem mordiscar, são indigestos!  No seu arco de personagem, o vetero trintão escolhe ritmos, vibrações, evita tédio, aprimora o fade in e fade out . Desinibido, deprecia quer a aparência, quer a essência. Vívido, nem quantifica, nem qualifica, procura e acrescenta valor! Intimista, declina a labilidade dos grupos, amizades e colegas, enfoca a autodeterminação a par da cumplicidade interpessoal. Descomplexado, degusta o swirl de mixed emotions oferecido pelas viv